Perda de Olfato

 

Para que serve o Olfato ?

 

O Olfato é um dos mais importantes Sentidos do Ser Humano. Por intermédio dele é que percebemos os aromas e os cheiros, tanto os naturais como os das flores e das frutas, como aqueles produzidos pelo Homem, tais como o perfume e os alimentos. Desta forma, o Olfato torna nossa vida mais agradável. Entretanto, talvez, a principal função do Olfato seja a de proteção. Alimentos estragados, gases tóxicos, produtos venenosos e poluição nos trazem sensações desagradáveis e acionam nosso reflexo de fuga ou rejeição. Assim, o Olfato no aproxima de sensações que apreciamos e nos afasta dos perigos à saúde.

 

Existe relação entre Paladar e Olfato ?

 

Inicialmente vamos diferenciar Paladar e Gosto. Existem 4 gostos básicos: Salgado, Doce, Amargo e Azedo. O Paladar é uma sensação que mistura o gosto com o cheiro. Por exemplo: imagine-se comendo um chocolate. Este alimento nos estimula tanto a parte olfatória quanto gustativa. Agora tente comer o mesmo chocolate com o nariz totalmente tampado. Certamente o paladar não será o mesmo, apesar do gosto não ter mudado.

 

Qual o problema de ficar sem Olfato ?

 

Como vimos anteriormente, o Olfato é importante para nossa proteção e, sem ele, corremos o risco de ingerir alimentos estragados ou inalar gases tóxicos, fumaça, poluição ou venenos voláteis. Da mesma forma, podemos exagerar nos temperos, acrescentando muito sal ou muito açúcar na comida, podendo comprometer a saúde, principalmente dos diabéticos e hipertensos.

 

Quais são as causas mais comuns de Perda de Olfato ?

 

 

Vamos dividir didaticamente em 4 causas principais, segundo o diagnóstico topográfico de cada lesão:

 

  1. O problema está nas fossas nasais, levando à dificuldade de estimular o epitélio olfatório. O ar não chega ao local onde estão os receptores por alguma obstrução no caminho. Ocorre principalmente nos casos de Desvio de Septo Nasal, Adenóides, Rinite Alérgica, Sinusites, Pólipos Nasais, Inflamações do Nariz, Gripes e Resfriados e geralmente são transitórios.

  2. O problema está no epitélio Olfatório, onde existem células que transformam os aromas e cheiros em estímulos nervosos. Pode ocorrer lesão do epitélio olfatório após uma inflamação, por tabagismo, inalação de substâncias químicas, falta de ingestão de Vitamina B12 e Zinco. Há quem acredite que haja uma perda natural pela idade. Este grupo é mais difícil de tratar e muitas vezes não é possível recuperar o olfato.

  3. O problema está no nervo olfatório. O Ar chega até o epitélio olfatório, estimula os terminais nervosos, mas o nervo não envia as mensagens até o cérebro. Pode ocorrer por tumores do próprio nervo, por compressão deste nervo por outras estruturas (ou tumores de outras estruturas vizinhas) ou processos degenerativos do nervo.

  4. O problema está no cérebro que não consegue interpretar os sinais do nervo. Pode ocorrer nas Doenças de Parkinson e no Mal de Alzheimer.

 

Como se faz o diagnóstico ?

 

Inicialmente procurando um médico Otorrinolaringologista para que possa se feito um bom exame das fossas nasais em consultório. Pode ser que seja necessário fazer uma Nasofibroscopia (espécie de "endoscopia"  do nariz) onde o médico ira tentar ver se há alguma obstrução na passagem do ar. Outros exames podem ser necessários, tais como uma Tomografia Computadorizada ou uma Ressonância Magnética para visualizar melhor as estruturas do nariz.

 

Como é feito o tratamento ?

 

Todo tratamento depende de um diagnóstico. Não existe uma tratamento que sirva para todos os casos. Algumas vezes o tratamento pode ser à base de medicamentos ingeridos, outras vezes, alguns sprays nasais ou ainda cirurgias podem ser necessárias.

 

Como eu faço para saber qual é o melhor tratamento para o meu caso ?

 

Procure um médico Otorrinolaringologista.

 

Para saber sobre convênios atendidos clique aqui .

 

Lembre-se:

 

  • Perda de olfato não é uma Doença e sim um Sintoma comum a várias doenças que precisam ser investigadas.

 

Links recomendados:

 

 

Precisa de mais alguma informação ?

 

Clique aqui.

 

Lembre-se:

 

Antes de comparecer à consulta, leia aqui algumas dicas de como fazer um BOA consulta médica.

 

 

 

 

Praça Tomas Morus, 81 - 9º andar - Perdizes - São Paulo

Telefone (11) 4563-3263

Data da última atualização: 03/08/2014

 

*Este site está de acordo com as normas internacionais da Health On the Net Fondation e do CREMESP*